Com mais de 600 profissionais, drones, delegacia móvel e reforço policial, a Secretaria de Defesa Social garante tranquilidade para os fiéis no Pátio do Carmo, de 6 a 16 de julho
Um dos marcos do calendário religioso e cultural de Pernambuco, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) montou um esquema especial de segurança para garantir a tranquilidade de quem participa da tradicional Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife. O evento religioso, que movimenta milhares de fiéis e visitantes no Centro da capital, conta com uma operação que se estende de 6 a 16 de julho, com a mobilização de 616 profissionais das forças de segurança.
Com investimento superior a R$111 mil, a ação envolve efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, além da Corregedoria e Ouvidoria da SDS. Também estão em operação a delegacia móvel, para atendimento rápido no local, e o suporte da tecnologia de drones, que auxilia no monitoramento aéreo da área de maior concentração de público, especialmente no Pátio do Carmo, no Centro da Cidade.
A festa é acompanhada até o próximo dia 16 de julho, com todas as forças atuando, garantindo agilidade nas respostas e integração entre as instituições envolvidas. A presença da Ouvidoria e Corregedoria vem para fortalecer a escuta qualificada tanto da população, como dos profissionais de Segurança Pública.
A Gerente de Articulação e Segurança de Grandes Eventos da SDS, tenente-coronel BM Rafaela Reny, destacou o planejamento antecipado e a importância do trabalho conjunto. “Essa é uma festa de grande expressão religiosa e cultural, que exige um olhar atento e integrado. Nosso compromisso é garantir que os fiéis possam vivenciar esse momento com paz e segurança, e que a fé possa ser expressada com tranquilidade”, afirmou.