Prefeitura do Cabo transformará antiga sede da PM em base da ROMU para reforçar segurança

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho iniciou, nesta semana, a reforma do antigo prédio do 18º Batalhão da Polícia Militar, na Cohab, que será transformado na nova base da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU). A medida integra um conjunto de ações coordenadas pelo prefeito Lula Cabral (SD) para ampliar a atuação da Guarda Civil Municipal, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade.

“A criação dessa base da ROMU representa um avanço importante na política de segurança do nosso município. A antiga sede da PM ganha uma nova missão: ser ponto de apoio para ações ostensivas da nossa Guarda. É o nosso compromisso com uma cidade mais segura e com o bem-estar dos cabenses”, afirmou o prefeito.

O prédio estava abandonado há cerca de quatro anos. A reforma será executada pela Secretaria de Coordenação Regional e Serviços Públicos. Além da ROMU, a nova base também abrigará o Canil da Guarda Municipal.

Em meio a uma grave crise de segurança pública e sem apoio do Governo do Estado, o Cabo tem registrado números alarmantes. Dos 294 homicídios contabilizados na Região Metropolitana do Recife nos seis primeiros meses de 2025, 85 ocorreram no município. No mês passado, a governadora Raquel Lyra (PSD) recusou o pedido de Lula Cabral para o envio da Força Nacional.