Petistas criticam eleição interna no Recife

Uma nota divulgada nesta quarta-feira (9) por lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) expôs o clima de insatisfação interna após o processo eleitoral que elegeu o vereador Osmar Ricardo como novo presidente do PT do Recife. A eleição, realizada no último domingo (6), está sendo contestada por nomes históricos da legenda.

O documento é assinado pelo deputado estadual João Paulo, o ex-deputado federal Fernando Ferro e Pedro Alcântara, que disputou a presidência e foi derrotado. No texto, o grupo denuncia “abuso de poder econômico”, “ingerência do PSB” e “falta de lisura” no pleito. Para os signatários, o processo fortaleceu uma “maioria artificial, descolada da vida e das urgências reais da militância do PT”.

“Um processo eleitoral com esses vícios pode ser chamado de tudo, menos de democrático”, afirma um trecho da nota, que também critica a condução da disputa e a condução política da sigla na capital.

Apesar das críticas, o grupo destaca que conseguiu reacender o debate sobre o protagonismo do PT no Recife. “Nossas candidaturas cumpriram a missão militante de apontar os equívocos do partido na política local, cobrar as direções, propor saídas e reanimar parte da nossa militância”, escreveram. Os signatários prometem seguir atuando nos debates internos da legenda, mirando os próximos desafios eleitorais e organizacionais do partido na capital.