Metroviários lançam nova campanha contra privatização do metrô do Recife

O povo de Pernambuco tem se deparado com diversos Outdoors painéis de LED e faixas espalhadas pela Região Metropolitana, que indaga uma pergunta: “Lula, Bolsonaro privatizou o metrô de BH. O seu governo vai privatizar o metrô do Recife? A passagem vai aumentar e o serviço vai piorar!

A iniciativa faz parte de uma nova campanha do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) e da Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro), que intensificam a mobilização contra a possibilidade de entrega da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU Recife) à iniciativa privada.

Segundo os sindicatos, a comparação direta com o ex-presidente Jair Bolsonaro busca alertar que, caso o governo Lula mantenha a proposta de transferir o metrô para o Governo de Pernambuco com vistas à concessão, os impactos serão os mesmos observados em Belo Horizonte, onde a tarifa subiu de R$ 4,25 para R$ 5,80 após a privatização.

Mobilização nas estações – Além dos outdoors, a campanha inclui ações nas estações do Recife, Joana Bezerra, Camaragibe, Cavaleiro, Jaboatão, Afogados e Barro. Bikes de som circularão com mensagens direcionadas à população e à governadora Raquel Lyra (PSDB), exigindo posição contrária à privatização:

“Governadora Raquel Lyra, defenda o metrô público! Em BH privatizaram o metrô, a tarifa subiu e o serviço piorou. O metrô é direito do povo, não mercadoria!”

Críticas a Rui Costa – O movimento ocorre após declarações do ministro da Casa Civil, Rui Costa, que voltou a defender a transferência do metrô para os governos estaduais, seguindo modelos adotados em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia. Para os metroviários, a fala foi recebida como um insulto. Eles alegam que a precarização do serviço no Recife foi planejada por sucessivos governos federais, que reduziram investimentos de forma deliberada para justificar a privatização.

“É falso dizer que os investimentos não melhoraram a qualidade. O que houve foi sucateamento proposital, para depois entregar barato ao setor privado”, afirmou o sindicato.

Na avaliação do Sindmetro-PE e da Fenametro, um eventual apoio do presidente Lula à privatização representaria uma contradição em relação às bandeiras históricas de defesa dos serviços públicos.

“Se Lula insistir na privatização do metrô do Recife, estará repetindo Bolsonaro. Estará traindo a confiança do povo que o elegeu para defender o Brasil do projeto entreguista da direita”, afirma a entidade.

Próximos passos – Os metroviários garantem que a luta contra a privatização vai se intensificar nos próximos dias, ocupando ruas, estações, redes sociais e espaços públicos.

“O metrô é do povo. Não aceitaremos que vire mercadoria. Queremos metrô público, estatal, federal e com tarifa zero. Essa luta é do Recife, é de Pernambuco, é do Brasil”, conclui o Sindmetro-PE.