Lula rebate Trump após anúncio de tarifa sobre produtos brasileiros e promete resposta com Lei de Reciprocidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu com firmeza, na noite desta quarta-feira (9), às declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que anunciou uma taxação de 50% sobre produtos importados do Brasil. A resposta brasileira veio após uma reunião de emergência no Palácio do Planalto com o vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Mauro Vieira (Relações Exteriores).

Em nota publicada nas redes sociais, Lula classificou a fala de Trump como uma tentativa de ingerência e reafirmou a soberania e a independência das instituições brasileiras. “O Brasil é um país soberano com instituições independentes que não aceitará ser tutelado por ninguém”, disse.

O presidente também criticou as declarações sobre o processo judicial que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro. Trump havia feito críticas à Justiça brasileira, e a embaixada dos EUA reforçou o discurso ao classificar os julgamentos como perseguição política. Lula rebateu: “O processo judicial contra aqueles que planejaram o golpe de estado é de competência apenas da Justiça Brasileira”.

Lula também desmentiu informações divulgadas por Trump sobre um suposto déficit comercial dos EUA com o Brasil. Segundo ele, dados oficiais americanos apontam superávit de US$ 410 bilhões a favor dos EUA nas últimas décadas.

Por fim, o presidente afirmou que o Brasil adotará medidas de retaliação. “Qualquer medida de elevação de tarifas de forma unilateral será respondida à luz da Lei brasileira de Reciprocidade Econômica. A soberania, o respeito e a defesa intransigente dos interesses do povo brasileiro são os valores que orientam a nossa relação com o mundo”, concluiu.