Curso gratuito em comunicação digital e engajamento para jovens está com inscrições abertas até 23 de novembro

Formação terá como foco Direito à Alimentação e abordará teoria e técnicas de linguagem, escrita e imagem com ferramentas de Inteligência Artificial, de produção audiovisual e de comunicação popular e comunitária em redes sociais para jovens com idade entre 18 e 29 anos, moradores de bairros e comunidades do Recife.

Estão abertas as inscrições, até o próximo domingo, dia 23 de novembro, para um curso gratuito sobre comunicação e engajamento, que abordará temas como produção de conteúdo digital, inteligência artificial, audiovisual, planejamento estratégico em comunicação e experiências digitais. Podem se inscrever jovens com idades entre 18 e 29 anos, que sejam moradores de bairros e comunidades do Recife (PE). Serão prioridade na seleção jovens de famílias que tenham inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) e/ou acesso a algum programa social da Prefeitura do Recife. Para acessar o edital e formulário de inscrição é só digitar: bit.ly/inscricoes_falaquealimenta.

A formação faz parte da ação Fala que Alimenta – Formação em Comunicação e Engajamento sobre Alimentação Adequada e Saudável para Juventudes. O objetivo é fortalecer o papel das juventudes como protagonistas na promoção da alimentação adequada e saudável. Os participantes terão aulas virtuais e presenciais num período de seis meses, com início programado para dezembro. Será a oportunidade de aprender a criar narrativas e materiais que dialoguem com as realidades das comunidades onde vivem, visitar e conhecer de perto a dinâmica de mercados públicos e do banco de alimentos do Recife.

As pessoas selecionadas receberão auxílio financeiro para transporte e auxílio conectividade (recarga para celular) para acesso digital durante o curso, além de alimentação nos dias de aulas presenciais.  A formação terá seis módulos, entre presenciais e virtuais, e atenderá a jovens que buscam informação de qualidade para produção de conteúdo virtual, uma necessidade da comunicação que cresce de forma acelerada no país. A ideia é que possam ser preparados para protagonizar suas próprias histórias e ocupar espaços nas redes virtuais e também em espaços públicos. 

“Os jovens poderão conhecer de forma prática algumas técnicas de comunicação que os auxiliarão a trilhar novos caminhos e abrir portas no mercado de trabalho e no universo digital. Os encontros formativos vão acontecer entre dezembro de 2025 e abril de 2026”, afirma Catarina de Angola, diretora executiva da Angola Comunicação.

O Fala que Alimenta tem execução da Angola Comunicação, com realização da Prefeitura do Recife, apoio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e da Umane.

CONTATOS PARA DÚVIDAS:
E-mail: contato.falaquealimenta@gmail.com