Brasil convoca diplomata dos EUA após críticas à Justiça brasileira

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil convocou, nesta quarta-feira (9), o encarregado de negócios da embaixada dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, para prestar esclarecimentos sobre declarações críticas ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. A iniciativa marca um gesto diplomático do governo brasileiro em resposta ao que considerou ingerência indevida.

A reação veio após a embaixada dos EUA divulgar uma carta em que reafirma o apoio do ex-presidente americano Donald Trump a Bolsonaro. No texto, os norte-americanos classificam como “vergonhosa” a suposta perseguição política contra Bolsonaro, sua família e apoiadores, afirmando que a situação “desrespeita as tradições democráticas do Brasil”.

“Reforçamos a declaração do presidente Trump. Estamos acompanhando de perto a situação”, diz a nota, sem especificar se haverá ações formais do Departamento de Estado.

As declarações da embaixada seguem uma mensagem publicada por Donald Trump, na última segunda-feira (7), em sua rede Truth Social. Nela, o ex-presidente dos EUA atacou o processo que julga Bolsonaro, acusando o sistema político brasileiro de perseguição.